Triângulos na estrada

Curitiba, Paraná, 2010

Estava no parque Barigui em um domingo de manhã para tirar fotos da corrida de revezamento, que acontece todo ano em Curitiba. Depois de definir o ponto onde ia permanecer, perto da chegada, ainda precisava esperar um bom tempo até os primeiros corredores passarem. Olhei em volta, procurando algo que me instigasse, e me interessei pelo conjunto das cercas móveis (utilizadas para demarcar a pista usada para o trecho final do percurso) e suas sombras.

Como razoavelmente cedo pela manhã e o céu estava limpo, a luz do sol caía dura e baixa sobre os módulos de aço, resultando em uma boa distância entre as barras horizontais dos módulos e suas sombras. De um certo ângulo, abstraindo-se o fato de eles não estarem no mesmo plano, uma faixa se tornava visível, sinuosa e repleta de triângulos, ritmados em pares — os suportes dos módulos.

O conjunto, com o contraste alto e as linhas bem definidas pela luz dura, se arranjou em um desenho que julguei atraente. Inclinei a câmera horizontalmente para a esquerda para obter o percurso da curva que queria (em diagonal pelo frame) e inclinar as linhas verticais, o que ameniza o reconhecimento dos objetos e favorece a observação do abstrato, ao mesmo tempo em que introduz tensão visual.

Usei 100mm de distância focal (equivalente a 150mm em 35mm), o que me permitiu buscar uma posição relativamente alta e distante, evitando que a progressão de escala dos triângulos fosse muito severa, mas ainda manteve a perspectiva e profundidade.

Anúncios

Uma resposta em “Triângulos na estrada

  1. Pingback: Listras | Antes do Click

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s