Órgão

Praga, Rep. Tcheca, 2008

Uma das maiores dificuldades para os iniciantes em fotografia é entender a luz. Condicionados a interpretar o que enxergam pelo que os objetos são, e não pela interação do que eles são com as luzes que incidem sobre eles, os aspirantes a fotógrafos se frustram frequentemente ao não conseguir fotografias agradáveis de coisas que julgam interessantes.

Depois de algum tempo, eles começam a perceber que certas condições de iluminação são mais favoráveis, mas sem entender o que acontece de verdade, se limitam a identificá-las e fazer sempre as mesmas fotos, aproveitando a mesma luz. Isso os leva a evitar situações mais complicadas nas quais eles não obtiveram bons resultados anteriormente, como situações de contra-luz.

Gosto de fotografar em contra-luz coisas com formas e texturas complexas, como arquitetura gótica ou o órgão acima. A luz frontal cria muitas sombras e volumes em algo que já os apresenta com fartura, o que acaba fazendo com que a foto seja definida por suas luzes e sombras e não pelo assunto e seus atributos. Obviamente, isso não é necessariamente ruim, e eu mesmo exploro isso ocasionalmente, mas é outra proposta e por isso não pode ser comparada diretamente.

Ao direcionar a fotometria e o white balance para as sombras, deixando o fundo estourar, se utiliza a suave luz ambiente (proveniente da reflexão interna nas paredes da igreja) para evidenciar linhas, desenhos e formas de maneira sutil e comedida. Na foto acima a parte inferior ainda é afetada por luzes diretas das janelas laterais, mas que por serem amplas e não estarem viradas diretamente para o sol enaltecem os arcos sem criar sombras duras abaixo deles.

Anúncios

Uma resposta em “Órgão

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s