Sobre o “antes do click”

Para muitos iniciantes em fotografia, às vezes é difícil aplicar os conhecimentos teóricos e o repertório visual adquirido a seus próprios processos fotográficos. Surgem dúvidas como “o que eu decido primeiro antes de tirar a foto: a abertura? a distância focal?” ou “estou esquecendo de alguma coisa?”, que são por si só um aprendizado, que costuma vir naturalmente com a prática. Esse conjunto de considerações e decisões que cada fotógrafo vive é o que o torna único, e é o que eu vou chamar aqui de “antes do click”. É ele que possibilita fotos diferentes da mesma situação, no mesmo momento, com o mesmo equipamento, pois foram materializadas por mentes diferentes.

Este blog trata justamente de narrar o meu “antes do click” em algumas de minhas fotos. Os textos aqui presentes não são, de maneira alguma, o jeito certo de fazer as coisas ou uma receita para ser seguida. Como já mencionei acima, cada fotógrafo tem o seu jeito, mas isso não faz com que seja inútil ver o jeito dos outros, ou que isso traga influências indesejadas sobre você, pelo contrário: é um exercício que promove seu auto-conhecimento, na medida em que joga luz sobre as diferenças. Talvez você descubra que coisas que você julga triviais para todos os fotógrafos sejam tão idiossincráticas quanto a sua visão de mundo. Talvez você descubra similaridades, e se divirta ao se identificar com problemas, equívocos e dificuldades que até então acreditava serem exclusividade sua.

A ideia de expor esse processo, esse “making of”, não é de modo algum nova ou original. Existem vários outros blogs que fazem o mesmo, além de livros consagrados, como “Examples: the Making of 40 Photographs”, de Ansel Adams. Não tenho a mesma autoridade que eles – e obviamente não desperto a curiosidade do mesmo número de aspirantes a fotógrafos. Contudo, em última instância, este blog serve a mim mesmo, como um registro para mim mesmo ler no futuro e relembrar como eu fotografava e, ultimamente, como eu era. Retratos de fotografias, feitos com outra linguagem.

Anúncios

3 respostas em “Sobre o “antes do click”

  1. Olá Leandro! Adorei o blog! Parabéns pelo trabalho.

    Gostaria de aproveitar a oportunidade para convidá-lo a participar do Concurso Fotográfico SP em um CLick. As inscrições são gratuitas e vão até o dia 20/01/12. O intuito é homenagear a cidade de SP por seus 458 anos, mostrando a forma como cada um a enxerga. As 20 melhores fotos participam de uma exposição no Top Center Shopping que fica na Av. Paulista, 854. Os três primeiro lugares serão premiados com

    1° lugar: Câmera Nikon D-3100, Resolução 14 MP, Lente 18-55 mm, Visor LCD de 3.0, velocidade até 1/400, filma em alta qualidade com áudio, saída HDMI, Cartão de memória de 4GB;

    2° lugar: Câmera Digital Nikon S4100, 14MP, LCD 3,0″ Touch Screen, Zoom Óptico 5x, Vídeo HD, Detector de Sorrisos e Panorâmica + Cartão 4GB;

    3ª lugar: Câmera Digital Nikon S3100 14.1MP, LCD 2,7″,Zoom óptico 5x, Vídeo HD, Detector de Sorrisos e Panorâmica + Cartão 4GB.

    Teremos workshops gratuitos também, com fotógrafos e editores que estarão à disposição no shopping para dar dicas de direção e outros pormenores da fotografia. No sábado (14), às 14h, estarão presentes o fotógrafo André Stefano e o editor de arte da Revista Época, Marcos Marques. Já em 21 de janeiro (sábado), às 14h, é a vez de Wanderlei Celestino, que também atua como cinegrafista.

    Você e seus amigos estão mais que convidados!!! o site com regulamento é o http://www.topcentershopping.com.br . Para esclarecer dúvidas, o e-mail é o click@topcentershopping.com.br.

    ABs.

    Luana

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s